O Brasão de Armas da LDA

Um símbolo só tem legitimidade enquanto sua forma e conteúdo estiverem integralmente respeitados. Assim, qualquer alteração arbitrária ou leviana dos seus elementos formais constitutivos, como figura, cor, movimento ou som, comprometerá o seu significado, reduzindo a sua capacidade de representação cabal.

Simbologia

O símbolo da LDA foi elaborado pelo Professor Luciano, tendo sido idealizado com o necessário respeito à exatidão histórica e ao mais puro sentimento de amor pelo esporte e por sua terra. O que, em hipótese alguma, desvaloriza este símbolo esportivo, contrariamente, mostra a ousadia e coragem do idealizador de tal Brasão, cidadão genuinamente araçaense.

Descrição Heráldica

O Brasão da LDA, assim se descreve heráldica e oficialmente: Escudo Semnítico: em campo de esmeralda e ouro; na parte superior e a esquerda, duas torres de perfuração e a direita uma sonda de perfuração petrolífera, ao centro, um pé da planta araçá, arvore típica da região. Na parte inferior, em campo de ouro, destaca-se na cor branca o nome da entidade, da cidade e do Estado

Coroa Mural: de prata, de oito torres, sendo quatro visíveis ameadas e uma porta cada uma. O propósito deste trabalho é ilustrar e descrever de forma sucinta e clara as características do Brasão da LDA. Portanto, os termos técnicos e próprios da Heráldica serão substituídos por vocábulos que atendam a este propósito.

O Brasão

Abaixo descreve-se a simbologia do Brasão da LDA, baseado em seu contexto histórico e na heráldica aplicada.

1 - COROA

A maioria dos brasões apresentam na parte superior do escudo, coroas murais que podem ter quatro, seis ou oito torres. Estas coroas servem para distinção entre aldeias, vilas e cidades, respectivamente. Suas cores podem ser ouro ou prata. A primeira serve para determinar que a cidade seja uma capital de Estado, enquanto a segunda determina que a cidade não tenha a grandeza de uma capital. A LDA adotou em seu Brasão, um mural de oito torres, simbolizando a emancipação esportiva acontecida em 2007. Quatro torres estão aparentes e quatro ocultas. Em cada torre visualizam-se portas abertas, aclamando o caráter hospitaleiro do povo e da cidade araçaense. Tal fato pode ser comprovado através da história da ocupação do espaço urbano onde desde a formação da vila se encontram imigrantes de todas as partes.

2 - ESCUDO

O escudo é a parte principal de toda a figura que se vê no Brasão como um todo. Ele tem suas particularidades e, por ser a peça principal do brasão, detém uma série de significados através de sinais, cores e figuras que dão a ele características que identificam o município e sua história. O modelo de escudo utilizado para o Brasão da LDA, é modelo ibérico, relativo a península ibérica.Uma característica singular do espaço geográfico que conhecemos como Araçás, são as suas singularidades no correr da sua história: uma vila formada por viajantes brasileiros que ao pernoitarem nesta região, deram inicio a vila de aranha, posteriormente Araçás, quando o Brasil ainda era rural. Porém, o que o Brasão o direito a sua singularidade é a luta dos moradores para que a vila passasse a ser Cidade. Em Araçás não bastou, como os demais municípios, um simples abaixo-assinado, foram necessários dois, para que o "Sim" à emancipação vencesse sobre os interesses dos poderosos e desinteresse de alguns que manipulavam o "Não".

3 - COR

Segundo a Heráldica, os escudos devem ser revestidos por cores, metais, esmaltes ou peles. As cores nos escudos têm significados próprios e condizentes com as características do município. O escudo do Brasão da LDA tem a cor verde (denominada sinopla ou esmeralda) com as seguintes representações: Esperança e fé, sentimentos que nortearam Luciano Schramm na perspectiva da formação de uma população participativa, coesa e aguerrida; Honra, Gloria e Paz, simbolizam a vitória de um homem honrado que pela dedicação, coragem e trabalho realizou seu objetivo.

4 – EQUIPAMENTOS

Fortalece a idéia do trabalho pesado, eficaz e assíduo, exercido nas áreas de produção de petróleo em terras araçaense - uma marca histórica e causa da riqueza da nossa cidade.